
Até que ponto te esforças para bem-estar no local de trabalho na tua empresa, achas que isso ajudará a melhorar o seu desempenho?
Não há dúvida de que desfrutar do bem-estar, não só emocional, mas também mental, é uma grande ajuda, pelo que trazer isso para o trabalho faz parte do caminho que garantirá o teu sucesso nos negócios.
Vamos aprender mais sobre como alcançar o bem-estar no local de trabalho na tua organização.
O que é o bem-estar no local de trabalho?
Refere-se a um sentimento geral de satisfação e realização no e através do trabalho que vai para além da ausência de problemas de saúde. O bem-estar centra-se na perceção pessoal e colectiva das situações e limitações do ambiente profissional.
O sentido destas realidades tem consequências físicas, psicológicas, emocionais e psicossociais para cada indivíduo e traduz-se num certo nível de eficiência para a empresa.
Há uma série de elementos a ter em conta para alcançar o bem-estar no trabalho:
- Cria emoções positivas, incluindo felicidade e satisfação.
- Compromisso.
- Melhora as relações.
- Conhecer o objetivo das nossas acções.
- Realização, tanto a nível individual como coletivo.
As empresas líderes a nível mundial seguem estes processos com os seus empregados, dão-lhe a importância que merece e integram-no como parte dos objectivos da empresa. Alcançar o bem-estar no trabalho pode parecer um objetivo ambicioso, mas garanto-te que te trará grandes benefícios.
Benefícios de ter um programa de bem-estar no local de trabalho
A criação de programas de bem-estar para os trabalhadores pode ajudar as empresas de uma forma que te pode surpreender. Tornar o local de trabalho mais feliz e saudável é uma vantagem para as empresas em crescimento.
Os benefícios de alcançar o bem-estar no local de trabalho incluem:
-
Maior envolvimento dos trabalhadores
O stress no trabalho é uma das principais razões pelas quais as pessoas não fazem o seu trabalho ou não estão presentes quando deveriam estar. Ao abordar a saúde mental através de programas de bem-estar, os trabalhadores podem sentir-se menos stressados.
Quando o stress no trabalho é gerido, os empregados têm menos probabilidades de faltar ao trabalho e têm um moral mais elevado. Quando a moral dos empregados é elevada, eles dão-se melhor com os seus colegas de equipa e trabalham melhor nos projectos.
-
Reduz a taxa de rotatividade
Quando os empregados se sentem apreciados e valorizados, é mais provável que permaneçam na empresa.
Os programas de bem-estar são uma excelente forma de mostrar aos empregados que te preocupas com eles. Os programas de bem-estar também ajudam a manter as melhores pessoas a bordo.
-
Melhorar a cultura da empresa
Os valores da empresa reflectem-se frequentemente nas iniciativas de bem-estar no local de trabalho. O apoio da direção de uma empresa ao bem-estar dos trabalhadores é um sinal fiável de um local de trabalho agradável.
Uma dedicação definitiva ao bem-estar dos empregados mostra que queres ter empregados felizes e saudáveis. Esta atitude encorajadora acaba por refletir a cultura de trabalho.
-
Aumento da produtividade
É lógico que o trabalho será prejudicado se os empregados não derem prioridade ao seu bem-estar. Ajudar os empregados com o seu bem-estar físico, mental, emocional e financeiro permite-lhes concentrarem-se no seu trabalho e não nos seus problemas.
Importância de proporcionar bem-estar no local de trabalho
Vários dados mostram que uma pessoa que se sente bem em casa leva esse mesmo bem-estar para o trabalho. Por isso, enquanto empresa, devemos apoiar a harmonia fora do escritório.
Factores como um mau chefe têm, sem dúvida, um impacto na baixa moral dos trabalhadores. a moral dos trabalhadores não só no local de trabalho, mas também em casa.
O bem-estar no trabalho também é importante porque ajuda a reduzir o nível de stress, para isso é preciso ter uma boa organização do trabalho, objectivos bem planeados e trabalho em equipa. trabalho em equipa Em suma, temos de procurar o melhor clima de trabalho para todos. Eles ganham, nós ganhamos.
Ter bem-estar no trabalho traz grandes vantagens em relação à concorrência, além de tornar os trabalhadores mais empenhados. A questão não é se uma empresa quer ou não investir no bem-estar dos seus funcionários, mas sim as consequências de não o fazer, algo que, sem dúvida, traria grandes prejuízos para a empresa.
Como alcançar o bem-estar dos trabalhadores?
Se ofereceres aos teus empregados programas que os ajudem a ter uma boa atitude e a levar uma vida saudável, podes criar um ambiente que faça com que as pessoas queiram ser activas e trabalhar arduamente.
Eis algumas recomendações que podes ter em conta para melhorar o bem-estar no trabalho:
-
Realiza inquéritos regulares sobre a cultura do local de trabalho
Estás a ouvir os teus empregados? Podes começar com um inquérito sobre o clima de trabalho. O feedback é fundamental não só a nível interno, mas também para o bom tratamento dos nossos clientes. O objetivo é agir de acordo com as recomendações dos nossos funcionários para satisfazer as suas necessidades, tendo em vista o seu bem-estar no trabalho.
-
Livrar-se dos factores de stress no trabalho
Descobre o que mais stressa os teus empregados e vê se coisas como mudar os tempos de pausa ou dar-lhes novo equipamento podem ajudar.
Os empregados que não se sentem à vontade não desempenham bem o seu trabalho, o que resulta num mau serviço ao cliente e, consequentemente, na perda de vendas.
É provável que tenhas um Departamento de Recursos Humanos Recursos Humanos que já desempenha esta função de ouvir a voz dos empregados por exemplo, através de inquéritos online e analisa periodicamente se os empregados estão motivados e satisfeitos.
O importante aqui é ver como melhorar, e tal como te preocupas em aumentar o índice de satisfação dos teus clientes, deves fazer o mesmo com os que trabalham contigo.
-
Ajudar todos a relacionarem-se com os seus colegas e chefes
Oferece aos teus empregados actividades regulares de formação de equipas para que se conheçam melhor e aumentem o seu moral. Além disso, fá-los-á sentir mais apreciados pela organização.
Para promover um estilo de vida mais saudável, incentiva as pessoas a participarem em equipas desportivas da empresa, em eventos sociais ou mesmo em coisas simples como reuniões fora do escritório.
Tal como acontece com os consumidores da tua marca, produtos ou serviços, podes recolher rápida e facilmente informações dos teus colaboradores sobre padrões de comportamento, experiências positivas ou negativas para o seu bem-estar no trabalho, barreiras e possíveis soluções para os seus problemas. As ideias dos teus colaboradores podem não só ajudar-te a fortalecer as relações internas, mas também em questões de negócio, por exemplo, para a implementação de novos produtos, algo que, sem dúvida, os fará sentir que as suas ideias são utilizadas em benefício da empresa.
Garanto-te que os teus empregados têm infinitas ideias criativas, têm sugestões que te podem ajudar a resolver problemas com o cliente, o que por sua vez lhes dá segurança e confiança não só no seu trabalho, mas também na sua vida pessoal. A sua autoestima aumenta, não só a nível pessoal, mas também no trabalho.
Reconhece os seus feitos e terás um impacto na sua moral e empenho no seu trabalho diário. Os empregados querem ser ouvidos, envolve-os! e terás mais envolvimento da parte deles para atingir os objectivos da empresa e procurar a satisfação do cliente e, claro, ter mais vendas.
-
Fornecer formação em matéria de segurança
Tem consciência dos riscos físicos que os empregados enfrentam no trabalho. Isto pode significar dar aos seus empregados formação regular sobre como lidar com acidentes ou situações perigosas e oferecer-lhes serviços de reabilitação se forem feridos no trabalho.
-
Oferece horários de trabalho flexíveis
Se puderes, dá-lhes horários de trabalho flexíveis para que possam realizar as tarefas quando for mais acessível e conveniente para eles. Mostra que te preocupas com as suas obrigações pessoais ou familiares.
Dá aos empregados tempo para as consultas médicas, para que possam ter uma vida mais saudável no seu tempo livre.
-
Oferece serviços de bem-estar
Cria um local para os empregados aprenderem e partilharem informações sobre temas relacionados com a saúde, tais como as últimas tendências de fitness e como comer bem. Também podes disponibilizar aos teus empregados um ginásio e um local onde possam fazer exercício depois do trabalho ou descansar durante as pausas.
-
Organiza pausas
Incentiva os empregados a fazerem pausas ao longo do dia, como uma pequena caminhada ou um lanche rápido na sua área de trabalho. Para que possam ser mais produtivos no trabalho, isto ajudá-los-á a relaxar e a recuperar energias.
-
Realiza avaliações psicológicas
Testa psicologicamente o teu pessoal para saberes como está a sua mente. Prepara-te para lidar com quaisquer problemas que possam surgir como resultado desta avaliação.
Por exemplo, podes ter de os enviar para terapia ou ajudá-los a lidar com problemas emocionais para que possam fazer melhor o seu trabalho.
Conclusão
O bem-estar dos trabalhadores sempre foi uma das coisas mais importantes para uma organização. Por isso, todas as organizações devem ter alguns programas de bem-estar no local de trabalho, porque podem fazer a diferença no resultado final de uma empresa.
Um conceito como o bem-estar pode ser medido? No trabalho, sim. A utilização de questionários e inquéritos anónimos enviados aos empregados internamente são muito úteis para medir o nível de satisfação global e individual, permitindo que sejam tomadas medidas adequadas para conseguir uma melhor experiência dos empregados. experiência do trabalhador.
Na QuestionPro podemos ajudar-te a criar o teu próprio pesquisa de satisfação no trabalho para avaliar factores como a saúde no trabalho, o bem-estar psicológico dos empregados ou qualquer outro fator que influencie a sua satisfação.
Se quiseres saber como, começa por criar uma conta gratuita ou, se preferires, solicita uma demonstração da nossa plataforma QuestionPro Workforce um software especializado em medição de desempenho e clima de trabalho.