Cada vez mais, o método de investigação qualitativa tem demonstrado a sua importância na compreensão dos “porquês” por detrás dos comportamentos e das escolhas das pessoas, quer se trate de estudos de mercado que exploram o consumo, quer de estudos sociais que procuram significados.
Neste artigo, vamos apresentar-te o que é, as suas características, vantagens e como implementá-lo.
O que é o método de investigação qualitativa?
O método de investigação qualitativa é um método ou processo de investigação que procura uma compreensão aprofundada de um fenómeno no seu ambiente natural.
A investigação qualitativa ao contrário da investigação quantitativa, centra-se no “porquê” e não no “o quê” e, basicamente, concentra-se na recolha de dados que não são numéricos.
O método de investigação qualitativa baseia-se em métodos de recolha de dados mais centrados na comunicação do que em procedimentos lógicos ou estatísticos.
As principais áreas de concentração são os indivíduos, as sociedades e as culturas. O pressuposto desta método de investigação
centra-se no facto de o conhecimento ser subjetivo e não objetivo.
Neste tipo de investigação, o investigador aprende com os participantes e tenta manter uma posição de neutralidade durante a recolha de dados.
A diferença entre métodos de investigação qualitativos e quantitativos
Como já foi explicado, estes dois métodos de estudos de mercado baseiam-se em ideologias diferentes. O método de investigação qualitativa é basicamente um método de investigação não numérico e, por outro lado, o método investigação quantitativa baseia-se inteiramente em números. Mas isso não é tudo, existem algumas diferenças claras entre estes dois métodos de investigação, que passo a referir:
4 características do método de investigação qualitativa
O que torna um método de investigação qualitativo? Que possui as seguintes características de base que fazem parte da sua constituição:
-
Ambiente natural
Quem utiliza o método de investigação qualitativa efectua frequentemente trabalho de campo recolhe os dados no seu ambiente natural, ou seja, no local onde os participantes vivem os problemas, por assim dizer.
Este método de investigação não altera a configuração natural da amostra; pelo contrário, os investigadores deste tipo de investigação interagem face a face com os participantes ao longo do tempo, durante a duração da investigação.
Talvez te interesse conhecer algumas das outras características da investigação de campo.
-
Métodos múltiplos
Geralmente, são utilizados diferentes métodos para recolher dados, por exemplo, entrevistas presenciais, observação, etc., ao contrário da investigação quantitativa, que se baseia numa única fonte de dados.
Os documentos são analisados e os dados recolhidos são organizados em conformidade. Aqui tens outros técnicas qualitativas de estudos de mercado.
-
Raciocínio complexo:
O método de investigação qualitativa envolve um raciocínio complexo e uma análise mais profunda dos significados, sinais, símbolos e interpretações que as pessoas têm sobre determinados fenómenos ou situações.
-
Concentra-te no participante:
No método de investigação qualitativa, o objetivo é saber o significado que o problema tem para o participante.
Os significados que os participantes oferecem ao investigador (uma perspetiva e pontos de vista) são os que são posteriormente convertidos em dados.
Vantagens da utilização de um método de investigação qualitativa
A utilização do método de investigação qualitativa pode trazer múltiplas vantagens a um projeto de estudo de mercado.
pesquisa de mercado como por exemplo:
1. compreender as atitudes das pessoas
O comportamento do consumidor pode mudar de um momento para o outro. Quando isto acontece subitamente, as empresas podem ficar a pensar no que lhes terá acontecido.
Neste caso, os resultados fornecidos pela investigação qualitativa permitem compreender por que razão uma atitude pode mudar. Pode mesmo levar a uma explicação definitiva, que permita à empresa adaptar-se à mudança de perspetiva.
Como a investigação qualitativa nos ajuda a compreender melhor as atitudes, é mais fácil manter relações com os consumidores.
2. Flexibilizar a investigação
Um método de investigação qualitativa oferece uma abordagem muito mais flexível, uma vez que pode ser adaptado durante o processo de realização da investigação, caso se verifique que não estão a ser obtidas informações úteis.
Além disso, os dados qualitativos podem acrescentar mais contexto e explicar pormenores que nem sempre podem ser compreendidos através de números.
3) Gera novas ideias e conteúdos
A abordagem de investigação qualitativa permite obter informações genuínas de grupos demográficos socioeconómicos específicos.
Estas informações são depois convertidas em dados que podem ser utilizados para criar conteúdos valiosos que reflectem a mensagem da marca que está a ser oferecida. Quando este processo é realizado corretamente, todos beneficiam de um proposta de valor
aperfeiçoada e benéfica.
A recolha de dados qualitativos permite aos investigadores serem muito mais especulativos sobre as áreas que escolhem investigar e como. Isto permite que o processo de investigação seja orientado pela “intuição” do investigador sobre onde se pode encontrar boa informação.
4. Racionalização dos resultados
Embora nem sempre pareça, a utilização de um método de investigação qualitativa pode conduzir a resultados mais rápidos.
A investigação qualitativa pode ser muito mais focalizada, recolhendo amostras de grupos específicos e pontos-chave numa empresa para recolher dados significativos. Isto pode acelerar o processo de recolha de dados e reduz os custos.
Como aplicar o método de investigação qualitativa?
Para utilizar um método de investigação qualitativa, recomendamos que sigas os seguintes passos:
1. desenvolve a tua pergunta de investigação
Uma boa pergunta de investigação deve ser clara, específica e realmente possível de resolver com os recursos à tua disposição.
No método de investigação qualitativa, a pergunta de investigação deve explorar as razões pelas quais as pessoas fazem coisas ou acreditam em algo…..
Lembra-te de que as perguntas de investigação determinam o que queres aprender ou compreender e também ajudam a orientar o teu estudo. Por conseguinte, determina como proceder, uma vez que questões diferentes exigem métodos de investigação diferentes.
2. Define a dimensão da amostra
Nesta etapa, é necessário definir o tamanho da amostra da tua investigação, que pode ser um grupo ou um pequeno número de pessoas que podes entrevistar.
Dado que as metodologias de investigação qualitativa são frequentemente bastante amplas, existe quase sempre a possibilidade de obter dados úteis para a investigação.
Isto é diferente de uma experiência quantitativa, em que uma hipótese não comprovada pode significar que se perdeu muito tempo.
O orçamento de investigação e os recursos financeiros disponíveis também devem ser tidos em conta.
3. Escolhe técnicas e ferramentas
O passo seguinte consiste em escolher uma técnica de recolha de dados qualitativos. Podes utilizar uma ou várias técnicas para recolher dados empíricos e a forma da recolha dependerá desta escolha.
Algumas técnicas do método de investigação qualitativa que podes utilizar na conceção da tua investigação
o teu projeto de investigaçãosão:
- Inquéritos qualitativo
- Entrevista
- Grupos de discussã
- Observação qualitativ
- Pesquisa documental
.
4. Recolhe e analisa os dados
Dado que a investigação qualitativa se caracteriza pela sua flexibilidade, abertura e capacidade de resposta ao contexto, as fases de recolha de dados e de recolha e análise de dados não são tão separadas e consecutivas como na investigação quantitativa.
Na análise de dados de investigação qualitativa
O objetivo é desenvolver e aplicar códigos ou categorias de dados. Cada um precisa de um título que possa ser resumido numa palavra ou frase curta.
Um destes três tipos de código pode ser atribuído a eventos, comportamentos, significados de actividades e muito mais.
- Abre a codificação. É a ordenação inicial de todos os dados brutos numa espécie de ordem.
- Codificação axial. Criação de ligações entre categorias de códigos.
- Codificação selectiva. Liga categorias para formular uma história.
Não existem métodos universais para identificar padrões em dados de investigação qualitativa. No entanto, existe um conjunto de técnicas para identificar temas e relações comuns com referência a códigos previamente criados.
5. Resume os resultados
A última etapa consiste em relacionar os dados da investigação com as hipóteses. Neste ponto, convém sublinhar os principais temas e tendências, bem como as eventuais contradições e os aspectos que exigem uma investigação mais aprofundada numa fase posterior.
Conclusão
O método de investigação qualitativa pode trazer múltiplos benefícios para a obtenção de uma compreensão aprofundada do que as pessoas pensam, especialmente quando interagem nos seus contextos naturais.
Não te esqueças que o QuestionPro tem as ferramentas para te ajudar a conduzir uma investigação qualitativa, quantitativa ou ambas.
pesquisa qualitativa, pesquisa quantitativa ou ambas
. Pergunta aos nossos conselheiros online ou descobre o que temos para ti criando uma conta gratuita.