Um painel de estudos de mercado é constituído por um grupo de inquiridos que aceitam voluntariamente participar num estudo e contribuir para o processo de recolha de dados de uma organização.
Os membros do painel de estudo de mercado são também conhecidos como público ou amostra. Normalmente, estes membros do painel partilham uma grande quantidade de informações sobre si próprios que podem ser utilizadas para a seleção adequada da amostra. Também é conhecido como segmentação demográfica e constitui a base de uma ferramenta de gestão de painéis.
Tipos de painéis de estudos de mercado
Um painel de estudos de mercado pode ser classificado em duas categorias:
- Empresa a empresa (B2B): A painel b2b é especializado em responder a qualquer inquérito relacionado com a dimensão, o tipo de indústria, a segmentação, etc. do mercado atual.
- Empresa para cliente (B2C): Na investigação B2C, as empresas (marcas, companhias, organizações) procuram as opiniões de clientes (actuais ou potenciais), que podem comprar um produto ou serviço para uso pessoal ou doméstico.
5 vantagens de ter um painel de investigação
A dimensão do público de um estudo varia bastante, mas isso não afecta necessariamente a credibilidade dos resultados da investigação. Isto só acontece se tiveres recrutado o público certo para o teu estudo. painel de clientes.
É provável que obtenhas respostas que te façam avançar. Além disso, se conseguires convencê-los a participar várias vezes, terás um grupo de pessoas dedicadas e poderás comparar e ajustar as suas respostas ao longo do tempo.
Poupa tempo: Os painéis de investigação são criados para facilitar o acesso dos participantes.
Por exemplo, uma empresa pode acreditar que a publicação de um inquérito nas redes sociais irá gerar uma tonelada de inquéritos preenchidos, mas não há garantia de que essas pessoas queiram realmente participar. Ao criar um painel, os pesquisadores de mercado podem garantir que as pessoas participarão.
Poupa custos: É tão simples como isso! Os membros do painel podem obter respostas dos consumidores de forma mais rápida e menos dispendiosa.
Os painéis de investigação podem imitar dados demográficos específicos: As empresas podem obter um feedback dos consumidores que é comparável ao da população nacional. Os painéis de estudos de mercado podem também ser utilizados para atingir públicos específicos.
Consequentemente, podem ajudar os decisores empresariais, quer estejam a procurar feedback de consumidores em geral ou de nichos de mercado.
Qualidade da resposta e taxa de resposta: As taxas de resposta tendem a ser elevadas, uma vez que os inquiridos optaram por participar na investigação. Mantém-se também uma elevada qualidade de resposta, uma vez que os membros do painel são perfilados e selecionados antes de o inquérito ser administrado.
Estuda questões sensíveis: Nem todos os inquiridos se sentirão à vontade para partilhar opiniões sobre temas sensíveis e pessoais. Os painéis de consumidores podem abordar temas mais sensíveis, incluindo produtos com classificação X, álcool, cigarros e consumo de drogas, para citar apenas alguns. Estes membros estão mais abertos a responder a perguntas pessoais.
Importância da utilização de um painel de estudos de mercado
A criação de um painel de estudos de mercado de qualidade é muito importante porque os teus dados dependem disso. Com um painel de investigação, podes criar perfis de qualidade, o que ajudará a garantir que os relatórios fornecem respostas que são úteis para ti.
Se queres lançar uma nova moto para venda, é aconselhável abordar os membros do painel que se interessam por motos e tecnologia para obter respostas que sejam valiosas para o teu projeto.
Além disso, uma audiência bem gerida permite uma taxa de resposta mais rápida, uma vez que os participantes demonstraram interesse em responder aos inquéritos ao juntarem-se ao painel.
Chaves para recrutar membros do painel para um projeto de investigação
Seguem-se alguns passos que devem ser cuidadosamente seguidos no recrutamento de um painel de estudos de mercado:
Estabelece um objetivo: Um inquérito ou um painel de estudos de mercado deve ter um objetivo. Por exemplo, um inquérito pode ser enviado ao público do cliente para avaliar a satisfação ou o desapontamento com a sua compra.
Também pode ser utilizado para determinar o interesse num novo produto ou serviço que a empresa está a pensar lançar. Sê claro sobre quem queres recrutar para o teu painel.
Estabelece os teus canais de recrutamento: Há muitos métodos e formas que podes utilizar para recrutar inquiridos para o teu painel de investigação.
Podes não ter uma lista de contactos para telefonar, pelo que pode ser mais eficaz chegar aos teus clientes através das redes sociais e da comunicação no ponto de venda. Determina quais são os melhores métodos para a tua organização.
Mantém o recrutamento curto e simples: Assim que os teus contactos se comprometerem a aderir ao teu painel, terás de recolher informações adicionais que são essenciais. Cria um pequeno inquérito para recolher o nome, o apelido e o endereço de e-mail de cada inquirido.
Se tentares fazer demasiadas perguntas no inquérito de recrutamento inicial, é mais provável que os membros do painel desistam a meio do inquérito e decidam não participar.
Envia um inquérito de perfil depois de os membros aderirem ao painel: Este inquérito de perfil recolhe mais informações sobre o membro que adere, para que possas direcionar e definir o teu público para uma melhor pesquisa.
Envia um email de boas-vindas: Depois de os questionados terem aderido ao seu painel de pesquisa de mercado e respondido ao questionário de perfil, não te esqueças de enviar um email de boas-vindas.
Este e-mail deve recordar aos inquiridos a razão pela qual aderiram ao painel. Além disso, informa-os sobre as políticas de incentivo ou recompensa, caso existam.
Desafios de ter um painel de estudos de mercado
- A utilização de painéis em linha coloca grandes desafios metodológicos. Sem um painelista com um perfil perfeito, os dados são inúteis. Os problemas de qualidade dos dados são bem conhecidos dos organismos de investigação experientes.
- A perda de membros do painel representa um problema assustador para o investigador. As pessoas mudam de lugar, abandonam o painel, deixam de responder ou são influenciadas a abandonar o painel. Por conseguinte, o painel, que foi inicialmente concebido como um amostra representativa da população pode não ser representativa.
- Uma vez que os membros de um painel tenham manifestado uma atitude ou opinião, tendem a tentar ser fiéis e a mantê-la. Por conseguinte, é menos provável que mudem, em comparação com o público em geral.
- É provável que os membros do painel fiquem mais informados com o tempo, o que pode fazer com que as suas opiniões se tornem atípicas (condicionamento).
- A administração adequada de um painel é necessária para resolver os problemas de condicionamento e desgaste dos participantes.
Como reduzir os riscos de ter um painel de investigação
Existem alguns métodos para atenuar ou reduzir os riscos de um painel de estudos de mercado:
- Cria uma página de perguntas frequentes para os teus membros do painel. Responde às perguntas com prontidão e honestidade.
- Pede aos membros que recomendem novas pessoas para integrar o painel.
- Comunica através de mensagens e tweets. Mostra-lhes que estás presente.
- Os endereços de correio eletrónico que são rejeitados devem ser eliminados. Certifica-te de que manténs uma lista de correio limpa.
- Os painéis devem ser constantemente monitorizados para detetar comportamentos indesejáveis, como a falsificação de dados ou quando não seguem as orientações estabelecidas.
- Os painéis devem ser actualizados e melhorados ao longo do tempo para que não haja desgaste dos participantes.
- Sem processos regulares para resolver os problemas, os participantes no painel nunca atingirão o seu potencial máximo.
Um painel de estudos de mercado é a escolha mais adequada para o teu próximo estudo, ao contrário das tradicionais entrevistas telefónicas com inquiridos completamente aleatórios e sem perfil.
Ter um painel de estudos de mercado facilita a realização da investigação. Os membros do painel estão prontos para serem utilizados. Isto poupa às empresas o incómodo de terem de começar do zero.
Queres saber mais sobre a criação de painéis com o QuestionPro? Solicita uma demonstração deste produto agora!